segunda-feira, 12 de abril de 2010

Críticas ao movimento

O Tropicalismo, sem dúvida alguma, foi um movimento marcante de atribuições culturais que contribuíram para a contrução de uma identidade da juventude na década de 1960. Apesar disso não esteve, em nenhum momento, livre de críticas. Eram muitos os argumentos contra o movimento.
Um deles se relacionava com a política, isto se deve ao fato de que, o país estava enfretando uma
crise, na qual quem tinha o poder político eram os militares, e assim, a ditadura reinava. A partir disso muitas pessoas questionavam o fato do Tropicalismo não possuir nenhum comprometimento político direto, enquanto uma série de outros artistas lançavam canções abertamente críticas. Os participantes do movimento, por sua vez, alegavam que a intenção deles não era fazer referencia aos temas tradicionais, pois acreditavam que a mudança estética já era uma forma de revolução. Pois aí você atribui cultura e conhecimento, para que se possa moldar um novo jovem, mais crítico, mais questionador. Portanto, arte é uma forma de revolução, e o que eles tentavam atingir era exatemente isso.
Outra crítica defendia a idéia de que o Tropicalismo era o símbolo da mais burra alienação.
Os argumentos utilizados eram os de que: o movimento apenas mudava a estética, não haviam fundamentos nem articulações. Aparentava ser ousado, pela inserção de ritmos distintos e roupas absurdas, porém beirava a superfície, não ia a fundo, era uma movimento tímido e gentil. A maioria das idéias e conceitos que trazia consigo eram importados, e assim, não se poderia criar uma cultura verdadeiramente tropical, brasileira. A partir disso, muitos consideravam os percursores do movimento, sujeitos cheios de empatia e pretensão.
Estas são apenas algumas críticas, dentre a quantidade de polêmicas que o Tropicalismo gerou. Talvez por ter caráter culturamente revolucionário, que trouxe de outros lugares o que se ouvia, o que se falava, como se vestia e inseriu todas essas carcterísticas (que futuramente foram moldando-se e apropriando-se a partir do que já havia sido produzido aqui e do desejo da juventude daquela época) em um país, em meio a uma grande confusão política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário