segunda-feira, 12 de abril de 2010

Os dias de hoje e as heranças

A Tropicália permanece até hoje em nossa sociedade. Primeiro pela presença de seus percursores: Caetano, Gil, Tom Zé, Rogério Duarte, etc., que seguem com idéias do movimento, para manifestar certas coisas que tinham ficado por falar (a questão do preconceito, por exemplo).
Além disso, uma das atividades tropicalista foi o início de uma inserção da ‘contracultura ’(onde houve a ênfase no culto do corpo, nas drogas, na vida sexual aberta e onde o rock foi o caminho de expressão para este inconformismo, que se opunha a moral familiar, a sociedade tecnológica, etc.). Isso só foi possível graças ao início da atribuição de valores trazida pelo movimento.
Outra questão é que há uma grande continuidade de produção cultural no país, e ela é resultado da mescla de cultura produzida nacionalmente com as influências que vem de fora. O que só foi possível a partir da ruptura dos valores tradicionais (característica do Tropicalismo). Houve também o surgimento de herdeiros musicais, como Adriana Calcanhoto, Lenine, Los Hermanos, além das manifestações ligadas aos sons das periferias urbanas (rap e funk). Essa derivação não esta diretamente relacionada com a questão sonora, mas sim, com atitude inovadora e a quebra de preconceitos que ocorrem, assim como evidentemente ocorreu na Tropicália.
O jovem pós-tropicalismo é mais aberto as diferentes culturas, mais ativo, audacioso e questionador (ao menos deveria ser). Reflexo de uma parcela da sociedade que no século passado fez história, por aderir novos conceitos, romper padrões morais tradicionais.

Um comentário:

  1. Parabeens Meninas!!!
    Ameei o Blog de voocs ♥
    Teem bastante informação... e taah mtoo fofo!!!
    Thiagoo daah um DEZ aí meu!!!
    By Guuh

    ResponderExcluir